Phelippe Brito disse que a gestão foi acusada de tentar tirar proveito econômico da figura do cantor. “A tradição do São João vai continuar nos dias 22,23,24 e 25 na Praça Barão de Sincorá no Arraiá do Brejo Grande”.

Após ter sido mal interpretado, quando idealizou uma linda homenagem ao ilustre filho da terra, o cantor e compositor Moraes Moreira, Phelipe Brito, prefeito de Ituaçu, município localizado na região da Chapada Diamantina, decidiu cancelar a homenagem que seria realizada durante as festividades de São João deste ano. A decisão gerou controvérsias e discussões nas redes sociais. O prefeito esclareceu que em nenhum momento houve a intenção de tirar proveito econômico através dessa homenagem, uma vez que, a festa sempre aconteceu e a tradição vai continuar.

O anúncio do cancelamento foi feito pelo prefeito Phelipe Brito (PSD) em uma publicação nas redes sociais da prefeitura. Segundo o prefeito, ele tentou entrar em contato com os familiares do músico, mas foi informado de que a gestão estaria tentando se aproveitar economicamente da festa. “Buscamos constantemente informar os herdeiros, para que pudessem ter visibilidade desta homenagem, mas fomos notificados através de uma assessoria que disse que o município de Ituaçu estaria tirando proveito econômico. Em momento algum o município tem tirado proveito econômico dessa situação. É uma questão cultural do município a ornamentação dessa praça”, declarou o prefeito em um vídeo divulgado.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO DO PREFEITO

O prefeito recebeu muitos elogios, tanto pela iniciativa da homenagem, como também pela postura firme e decisão acertada de cancelar, diante da negativa dos herdeiros do músico. Diversas postagens fazem alusão a esse assunto. Phelippe ressaltou que a gestão municipal passou meses planejando a festa e que agora terá que fazer mudanças de última hora devido ao cancelamento da homenagem.

“A intenção foi muito boa e estava ficando tudo lindo, visto que carregamos a emoção de um filho de Ituaçu chegar à proporção artística como ele chegou, é digno de homenagem e louvor. Faz as crianças e jovens sonharem com futuro melhor. É uma pena e ficamos tristes, mas fazer o quê? Talvez Moraes não esteja contente, mas talvez os herdeiros não tenham tido a oportunidade de conviver e amar Ituaçu. E se fosse por interesse econômico quem se beneficiaria? O povo de Ituaçu! Quem vende nas barraquinhas e passa noites e dias para ganhar um pouco. O comércio da praça, os supermercados, os lojistas, as costureiras, as artesãs de comidas, lembranças, licores, as manicures, cabeleireiras, o pessoal da reciclagem, os guias turísticos e o nome da cidade indo pra lugares imagináveis. Quem ganha é o pequeno, aquele que rala todo dia e nessa época consegue ganhar um pouco. E falar a verdade quem merece homenagem é o povo batalhador do nosso município, temos artistas brilhantes, que não estão mais longe, pois não tem oportunidade. Quem ama Ituaçu, ama o povo de Ituaçu. E tenho certeza de que esse mesmo povo fará um São João lindo como sempre tivemos”. Desabafou a nutricionista Camila Fernanda.