Reunião contou também com as presenças do Deputado Federal Cláudio Cajado e do Secretário Estadual da SDE Nelson Leal.

Ansiosos e determinados em possuírem identidade regional, os prefeitos dos municípios que integram a microrregião da Chapada Diamantina Sul, voltaram a se reunir nesta segunda-feira (19), para a assinatura do protocolo de intenção, que oficialmente cria o “Consórcio de Desenvolvimento da Chapada Diamantina Sul”. O encontro contou com as ilustres presenças dos deputados Cláudio Cajado (Federal) e Nelson Leal (Estadual licenciado) que hoje comanda a Secretaria Estadual de Desenvolvimento. O termo foi firmado pelos dez gestores diretamente interessados, representando os municípios de: Rio de Contas, Barra da Estiva, Jussiape, Ituaçu, Tanhaçu, Ibicoara, Contendas do Sincorá, Mirante, Iramaia e Caetanos.

Para o prefeito de Rio de Contas, Dr. Cristiano Azevedo (PSB), que também é o presidente eleito do consórcio de Saúde, “esta reunião sobre a implementação do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento da Chapada Diamantina Sul, representa um importante marco para alavancar os grandes projetos regionais, que necessitam da união de forças, para que saiam do papel e se tornem realidade”. Dr. Cristiano, disse ainda ao Jornal O Eco, que “essa também é uma tendência para que se aprimore a gestão pública no estado e no Brasil como um todo, ampliando horizontes além das fronteiras dos municípios, que agora possuirão identidade própria, serão respeitados em suas reivindicações, além de poder sonhar e lutar juntos pelo progresso de uma região como a nossa, que possui grande potencial a ser explorado”.

Além do Secretário da SDE (Nelson Leal) e do deputado federal (Cláudio Cajado), o encontro contou com os prefeitos João de Didi (Barra da Estiva), Phellipe Brito (Ituaçu), João Francisco (Tanhaçu), Wagner Ramos (Mirante), Dr. Cristiano Azevedo (Rio de Contas), Dr. Éder (Jussiape) e Tunga (Iramaia). Após as explanações sobre a importância de criação deste Consórcio público, ficou definido que os próximos passos serão o encaminhamento do projeto de Lei para a votação e aprovações pelas respectivas Câmaras Municipais dos municípios integrantes, para em seguida, encaminhar os documentos à Assembleia Legislativa do Estado e assim concretizar a fundação dessa entidade tão almejada por todos.

Dr. Cristiano Azevedo, finalizou afirmando que, “como é do conhecimento público, as experiências de sucesso de outros Consórcios na Bahia, comprovam que os objetivos de cooperação intermunicipal conseguem congregar esforços e ampliar as vozes dos municípios integrantes, no que se refere a captação de recursos em âmbito estadual e federal”.  Para Cristiano, “o consórcio é uma saída inteligente para alavancar a economia dos municípios associados, ” nosso propósito é também fortalecer a economia regional, através do compartilhamento de experiências, tecnologias, maquinários e recursos financeiros que serão aplicados em setores importantes como: infraestrutura, saneamento básico, educação, agricultura, turismo, etc.”, finalizou.