Aumento de casos e a incerteza na distribuição das vacinas, acendem o alerta nos pais e profissionais de saúde da região.

A notícia divulgada pelo Achei Sudoeste, na manhã desta quinta-feira (24), acendeu o sinal de alerta na região. Segundo as informações obtidas pelo site, crianças testaram positivo para Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado e Aracatu. O fato vem à tona, após meses de boletins epidemiológicos zerados nas respectivas cidades e cai como uma bomba, preocupando não somente médicos, profissionais de saúde, mães e pais de família da região, como também aos gestores municipais e Secretários de Saúde.

De acordo com os dados apurados, os casos teriam sido diagnosticados entre crianças de 2 e 5 anos, faixa etária em que muitas ainda não receberam sequer a primeira dose da vacina. É fato também, que as cidades do interior do Brasil, especialmente do Nordeste, possuem neste momento deficiências no abastecimento e distribuição das vacinas para esse público específico, bem como para o reforço dos adultos. Vivemos um momento delicado de transição de governo e as notícias relacionadas à vacinação não são animadoras.

Pais e responsáveis devem estar atentos aos principais sintomas da doença que são síndrome gripal e febril há mais de três dias. Devem também redobrar os cuidados na exposição de crianças em aglomerações, pois o aumento de casos, aliado a incerteza no abastecimento contínuo de vacinas são motivos que justificam a preocupação. Há inclusive boatos de que estaria faltando vacinas para atendimento das crianças abaixo de cinco anos no país.