Assinatura ocorreu em encontro entre o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, e o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Castelo Branco.

Com o objetivo de levar conhecimentos jurídicos para os municípios baianos, ocorreu na tarde desta segunda-feira (4) a assinatura do termo de cooperação entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça (TJ-BA). A partir da parceria, os municípios baianos terão acesso a uma aprendizagem permanente, com o compartilhamento e a gestão do conhecimento, com foco na melhoria constante do judiciário.

“Lougramos êxito em diversas parcerias com o TJ-BA, principalmente atendendo a quem precisa da justiça mais próxima. Esse momento aqui é ímpar, haja vista o alto nível de confiabilidade e a grandeza que o Tribunal de Justiça da Bahia tem diante de toda a federação”, destacou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

O presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Castelo Branco, defendeu que o olhar para o município deve ser priorizado. “O município é a realidade mais viva da federação. Se estamos aqui agora é porque estamos colocando os pés no município. Sempre termino os meus pronunciamentos com a seguinte frase, menos Brasília e mais Brasil”, defendeu.

Ao destacar a importância da Universidade Corporativa cumprir o propósito que tem um viés democrático e de cooperação, o diretor-geral da Unicorp, desembargador Mário Albiani Júnior, chamou a atenção para o diferencial do trabalho colaborativo. “Essa parceria é a demonstração efetiva da abertura do judiciário para a sociedade e isso é fundamental porque não se constrói nada sem cooperação e colaboração”, concluiu.

O Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica estabelece bases gerais para a cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre o TJ-BA e a UPB, visando à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica do quadro de pessoal, bem como ao desenvolvimento institucional mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares.

Precatórios será tema de abertura das capacitações, conforme antecipou o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (NACP), entusiasta da parceria. Também estava presente o diretor adjunto da Unicorp, o desembargador José Aras.