A Associação AMORBASAVIPAM, fundada há mais de dez anos na comunidade da Vila Nova em Paramirim, tendo sido protagonista do movimento que revolucionou pela coragem, ousadia, determinação  e união dos seus associados, demonstrando na prática, o real poder de um povo conscientizado, comemorou em alto estilo, com a presença ilustre do convidado  e maior incentivador, o ex-prefeito Dr. Júlio Bernardo, mais uma grande conquista – a aquisição junto ao Governo do Estado, de um trator agrícola e implementos, que beneficiarão não somente os membros da entidade, como também agricultores familiares que por ventura necessitarem desses serviços.

O trator da marca New Holland, era uma antiga reivindicação da entidade, junto ao Governo do Estado da Bahia, que foi reforçada pelo líder Dr. Júlio e finalmente liberada através de emenda Parlamentar do Deputado Estadual Nelson Leal. Vale ressaltar que somente foi possível a entrega do bem, por estar rigorosamente em dias toda a documentação da Associação, que é inclusive referencia para a região pela transparência, tendo recebido da Câmara Municipal o reconhecimento oficial como  de utilidade pública, comprovação que se deu pelos relevantes serviços prestados aos seus associados e a população como um todo.

O Governador do Estado da Bahia, juntamente com o Deputado Estadual Nelson Leal, entregaram a máquina na oportunidade da visita a Macaúbas, tendo sido a Associação representada pelo Advogado Dr. Lucas Iago, na manhã de sábado (09). No domingo, dia 10 de dezembro, já na sede provisória da Associação, membros da diretoria, parte dos associados e convidados ilustres como o ex-prefeito (maior articulador) Dr. Júlio Bernardo e a vereadora Márcia, participaram da reunião ordinária da Associação, momento em que aconteceram pronunciamentos e confraternizações pelo sucesso de uma luta pelo bem da comunidade,  comemoração pelas conquistas e reafirmação de uma luta que terá continuidade.

O presidente/fundador da Associação, Samuel Rodrigues de Lima, agradeceu a toda comunidade pelo apoio incondicional, destacando os diversos desafios e vitórias alcançadas, lembrou os grandes embates travados, enfrentamentos que proporcionaram condições dignas de vida, garantias de direitos, resgate de tradições do povo remanescente da antiga comunidade da Lagoa do Mato, povo que com união transformou a sua realidade. O jornalista Samuel Rodrigues, fez questão de registrar o suporte decisivo do médico e amigo Dr. Júlio Bernardo, que estando ou não no poder, sempre colaborou com os projetos, respeitou e incentivou os sonhos de uma comunidade que hoje é referência em Paramirim e região.

A Assistente Social, Jornalista e empresária Sandra Neves, destacou a coragem desse povo guerreiro, que não teme ameaças e inveja. Parabenizou esse povo que pela sua história  de lutas e organização exemplar, que é respeitado e reconhecido inclusive pelos órgãos do Governo do Estado, que agora incentiva a Associação com um importante equipamento. Sandra falou ainda do imprescindível papel de Dr. Júlio, que sempre esteve ao lado, marchando junto com o povo da comunidade, tornando possível tudo o que já se conquistou.

O Advogado Dr. Lucas Iago, jovem que cresceu acompanhando a luta dos pais e da comunidade na defesa dos seus objetivos, externou o seu orgulho em fazer parte de um grupo determinado, pessoas humildes, que não se curvam, homens, mulheres, jovens, que resgataram seus costumes, construíram com suas próprias mãos, não somente a igreja do bairro (um marco da Vila Nova), como também constroem o seu destino com garra e a certeza de que ninguém pode com a força do povo.

Dr. Júlio Bernardo, visivelmente emocionado com tantos elogios e reconhecimento, disse ser para ele, mais um momento de satisfação impar, perceber que a sua interferência e prestígio seguem contribuindo para a melhoria de vida da população desse importante Bairro São Vicente de Paula (Vila Nova). O ex-prefeito desejou a todos os presentes boas festas, ressaltando que um dos fatores pelo qual a Associação foi contemplada, foi estar rigorosamente legal perante os órgãos fiscalizadores, além de ser composta em sua maioria por famílias de agricultores. Dr. Júlio lembrou ainda, que a utilização adequada dos equipamentos, certamente abrirá portas para novas conquistas.

Ovacionado por todos os presentes, o ex-gestor deixou a reunião declarando-se satisfeito, com a certeza de que este bem será adequadamente utilizado, servindo não somente ao bairro, como a outras entidades filantrópicas, `a exemplo do próprio Sindicato dos Trabalhadores e demais Associações, que se por ventura necessitarem e dentro do que é legal, possam  utilizar os equipamentos, arcando com as devidas responsabilidades e encargos de manutenção. Dr. Júlio, enfatizou que esse é um bem da AMORBASAVIPAM, que deve ser utilizado para as finalidades devidas, reafirmou a sua confiança na diretoria e membros da Associação pela sua história de luta, “Vejo essa entidade como símbolo. Acho que uma frase que ouvi hoje, resume as conquistas de vocês  – Se você tem coragem, olha para Deus, se você tem medo, olha para o problema”. Assim o experiente líder resumiu a atuação da entidade, que ao longo dos tempos, não mediu o tamanho do desafio, encarou e  fez por merecer tal respaldo.

Dando continuidade ao encontro, a diretoria e associados deliberaram sobre assuntos inerentes ao funcionamento do novo bem adquirido, definindo normas internas e ações que nortearão os atos da entidade. Na oportunidade, cerca de dez novas famílias se declararam interessadas e estão sendo devidamente associadas à AMORBASAVIPAM, para que possam se juntar aos demais, na constante luta por dias melhores para a comunidade.