Tida como a edição de maior sucesso e repercussão da história do município, o carnaval 2018 ocorrido em Rio de Contas, superou todas as expectativas de público e organização, conforme foi noticiado pelos diversos meios de comunicação que realizaram a cobertura jornalística do evento. Elogios ao acolhimento, hospitalidade, organização e bom gosto, foram externados pelos foliões que prometem retornar no próximo ano. (Um breve resumo em vídeo, divulgado nas redes sociais pela TV/ jornal O Eco, já registra cerca de 40 mil visualizações).

Apesar de terem também testemunhado o brilho incontestável do evento, bem como o consequente aquecimento da economia local, com a injeção de recursos através dos milhares de turistas que se fizeram presentes na cidade, em uma atitude inusitada, meses depois, vereadores decidiram convocar os representantes do poder executivo para uma explanação pública, pelo que se percebeu, com o intuito de esclarecer pontos,  que na opinião os edis, não se mostravam claros.

O secretário de Administração  Atila Ladeia, atendendo aos pedidos dos vereadores, se fez presente nesta segunda-feira (10) na Câmara, utilizando-se da Tribuna Livre, realizou pela primeira vez na história do município, a prestação de contas das ações que resultaram no extraordinário sucesso do carnaval 2018. Átila parabenizou a iniciativa dos vereadores em convocar uma prestação de contas referente ao carnaval 2018, mas indagou o porquê de não terem feito o mesmo nos últimos oito anos.

Muito feliz em suas colocações, o representante do prefeito esclareceu dúvidas e detalhou para o público presente, de que forma são feitas as PPPs – Parcerias  Público Privadas no carnaval e como se deu a organização dessa festa que ganha musculatura e já é considerada a maior folia de momo, não somente de Rio de Contas, como de toda a Chapada Diamantina e Sudoeste baiano.

Quando questionado pelo Vereador Valgleber Mafra (PR) sobre a possibilidade de terem vendido o carnaval para empresários, o secretário de imediato respondeu que na verdade, o evento que foi vendido não foi o carnaval 2018 e sim os carnavais realizados durante a gestão anterior, quando se fechava a Praça para fazer festa particular,  entregue a empresários de Vitória da Conquista. Átila ressaltou que é no mínimo curioso que a câmara à época, nunca questionou isso. O Secretário seguiu afirmando que ao contrário dos anos anteriores, agora, sob o comando do Prefeito Dr. Cristiano, a comissão do carnaval 2018 montou nessa mesma praça uma estrutura moderna para dar maior conforto e qualidade aos festejos das crianças e dos idosos riocontenses de forma gratuita e igualitária.

Falando por toda equipe da atual gestão municipal, o representante reafirmou que toda a conduta dessa administração é pautada na ética e transparência, desde que assumiram a prefeitura em 2017. Ressaltando posturas adotadas à exemplo dos tributos do município, que antes eram cobrados no prédio da prefeitura, em talões manuscritos e na atualidade, os mesmos são recolhidos através de boletos, pagos diretamente em agencias da Caixa Econômica Federal, visando maior transparência para o munícipe.

Ao término da sua fala na Câmara, Átila Ladeia, conclamou os vereadores para que se  unissem e ampliassem  aquela solicitação por ele atendida, para que a prestação de contas das comissões dos carnavais dos últimos cinco anos, também fossem apresentadas naquela casa, tendo em vista a câmara municipal nunca ter se preocupado com isso, a fim de avaliar se o carnaval que hoje conta com cinco dias sai mais barato ou mais caro que os carnavais organizados pela antiga gestão que contava com apenas quatro dias.

Em entrevista concedida por telefone ao Jornal “O Eco” Átila Ladeia disse que foi à Câmara representar a Prefeitura e a comissão 2018 e que não entende o desconforto da oposição em relação ao carnaval desse ano, “Talvez o sucesso do maior carnaval de todos os tempos em Rio de Contas esteja incomodando àqueles que nunca tiveram coragem de questionar os desmandos da gestão passada” disse o secretário de Administração, Átila Ladeia.

VEJA VÍDEO DA FOLIA – (TV/JORNAL O ECO)