Rua Francisco Paranhos – Bairro Mãe Izabel

Triste constatar que dentre os municípios desse imenso Vale, Paramirim figura entre os primeiros no que diz respeito à desaceleração econômica, ausência de obras importantes, decadência na oferta de serviços, enfim, por todo lado brotam reclamações, preocupações com o paradeiro que se instalou na cidade e no campo, depois da posse da atual gestão.

Evidente que não se pode atribuir toda culpa ao prefeito e sua equipe de governo por todos os infortúnios que acontecem em um município, porém, é notória a sua influência, quando se busca comparar ações, posturas e iniciativas. Nossa reportagem acompanha ao longo de 22 anos, os acontecimentos na região, sendo testemunha de erros e acertos nas gestões públicas municipais. Temos, portanto,  convicção em afirmar que nessas duas décadas, Paramirim nunca experimentou tamanho desgoverno como esse pífio mandato de Gilberto Brito (PSB).

A decepção experimentada pela maioria da população, inclusive externada em pesquisa de opinião/avaliação aqui divulgada, vai dando lugar a manifestações de descontentamento, protestos de classes, chegando ao cúmulo de se bloquear acessos a bairros, para que se chame a atenção dos responsáveis, para a situação precária de vias no Bairro Mãe Izabel, tendo o prefeito em ato de exibicionismo, mandado  retirar a pavimentação danificada com a promessa de restauração imediata e após mais de um ano, as obras não foram realizadas.

Nossa reportagem foi convocada por moradores para registrar a situação de abandono, no local fomos informados de que chegaram ao ponto de interditar a Rua Francisco Paranhos  em protesto  pelas péssimas condições de conservação,  crateras nas laterais, buracos em toda a extensão, esgoto, lama e poeira que  atormenta os que residem nas imediações e todos os que necessitam transitar por aquela região da cidade. Espera-se que ao menos esse pequeno problema seja solucionado o mais breve possível, afinal, uma prefeitura que arrecada milhões de reais por ano, tem o dever de assegurar condições dignas de trafegabilidade. Ressaltamos que, esse mesmo Bairro Mãe Izabel, recebeu no final da gestão passada, asfaltamento em todas as suas ruas e avenidas. Seria por perseguição ou capricho que o atual gestor deixou de contemplar os residentes com a recuperação de uma única rua?

Paramirim aos poucos vai deixando de ser referência para a região em diversos setores, perdendo espaço para outros municípios que estão sendo bem administrados. Seja na saúde, infraestrutura, turismo  e lazer, enfim, o comércio local sente a dimensão do impacto, um retrocesso nunca antes imaginável. Justamente em momentos de crise financeira, a cidade se depara com uma gestão municipal insensível. A população perde em assistência, perde em incentivo comercial, perde em investimentos públicos. O que se percebe são demissões  em massa, contratação de “escolhidos” sem o devido concurso público, repatriação de um grupo de incompetentes que até o momento, nada podem apresentar de concreto.

Para quem se elegeu como o “salvador da pátria”, tendo como bandeira uma ampla cartilha de promessas mirabolantes, das quais muito pouco ou quase nada se contempla, a situação não poderia ser outra, repulsa da maioria. Interessante é que ainda existe quem ventile a possibilidade de permanência do atual prefeito no poder após 2020! Alheio a tudo e a todos, o gestor aparentemente perdido como cego em tiroteio, não sabe ou finge desconhecer o tamanho do buraco político em que se encontra.

RUAS DO BAIRRO PAVIMENTADAS EM 2016