Uma demonstração de civismo, valores éticos e acima de tudo, de esperança no futuro apesar de tempos turbulentos. O município de Érico Cardoso replicou em toda a região, o exemplo de amor incondicional à terra mãe, com um magnífico desfile cívico, organizado pela prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com o apoio dos colégios ACM e Clériston Andrade e demais instituições, deram um show de cidadania.

Uma multidão lotou as ruas e a Praça da Matriz, para acompanhar o desfile que é reconhecido regionalmente pela grandeza, formato profissional e encantadoras alas, que mais uma vez surpreendeu pela organização, criatividade e elevado nível no enfoque de temas, cujas  relevâncias induzem o público a refletir sobre a importância de se preservar uma história de lutas, enaltecendo figuras que marcaram gerações, mergulhando de forma explícita nos graves problemas sociais, apresentando fragilidades e equívocos do comportamento humano no exercício da cidadania.

O desfile encenou situações pelas quais nos deparamos no dia a dia e que clamam por mudanças comportamentais e estruturais: A acessibilidade, o respeito aos direitos do idoso, a diversidade de gênero, as diferenças de credo, discriminação racial, trabalho infantil, violência contra a mulher, a preocupação com o meio ambiente, a urgente necessidade de reação de cada indivíduo no combate ao monstro da corrupção que corrói nossas riquezas e provoca inúmeras desigualdades em um país gigante, lembrou a importância do voto consciente. Por fim, a brilhante apresentação, mais uma vez apontou para a educação como sublime missão capaz de conduzir as futuras gerações pelo caminho da ética, construindo uma nação renovada.

Com o tema: “Cidadania é liberdade! Brasil, país da multiplicidade”, o desfile trouxe à memória momentos históricos do nosso pais na luta pela liberdade, a constante batalha na busca por direitos e conquistas para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

A manifestação pública que se iniciou no meio da tarde de 7 de setembro, estendeu-se até o início da noite, quando todas as alas perfiladas na Praça da Matriz, testemunharam as últimas apresentações, a encenação do ato da independência e a apresentação da Fanfarra de Érico Cardoso, FANEC. O prefeito do Município Dr. Érico Cardoso de Azevedo, acompanhado da primeira-dama Soraia, vereadores e autoridades, além de amigos visitantes, assistiram ao desfile que se encerrou com a execução do Hino Nacional.

O prefeito ressaltou a satisfação em participar de tão belo evento, destacando a grandiosidade e a excelência de profissionais no desempenho de um belíssimo trabalho que encantou toda comunidade local e a multidão crescente a cada ano. “O desfile Cívico desse ano, ficará marcado como uma das maiores manifestações de patriotismo e um dos grandes eventos da história do município. Parabenizo a secretaria municipal de educação, aos diretores, a todos os professores e aos alunos pela criatividade, dedicação e pelo espírito de civismo e amor à pátria. Fica meus agradecimentos e o meu orgulho de ter uma equipe de trabalho de tamanha grandeza. Que Deus possa continuar iluminando a todos”. Resumiu o gestor.