Nossa reportagem esteve cobrindo a posse dos deputados estaduais, ocorrida ontem (01) na Assembleia Legislativa da Bahia, bem como, a eleição da nova mesa diretora da Casa, que para felicidade desta região, consagrou o Deputado Estadual Nelson de Souza Leal, presidente com uma votação histórica, nunca antes vista.  Com 62 votos favoráveis e apenas 01 contrário, Nelson Leal (PP) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para o biênio 2019-2020. O progressista disputou contra Hilton Coelho (PSOL), que teve apenas o seu próprio voto.

O novo presidente da Assembleia tem 48 anos, é um dos mais jovens a assumir o posto máximo da Casa Legislativa. Muito festejada, a vitória animou conterrâneos, aliados e lideranças, que prestigiaram o ato e comemoraram no gabinete da presidência com um coquetel que reuniu amigos, familiares e convidados ilustres, celebrando um tempo de muitas expectativas, com o merecido cargo, que certamente será exercido para o bem do povo baiano, ampliando possibilidades de diálogo com o governo do estado e atraindo a atenção para as necessidades da sua principal base eleitoral, o Vale do Paramirim, que deu a Nelson, a maior votação proporcional.

Falando à reportagem do Jornal O Eco, o presidente recém-empossado agradeceu ao povo da Bahia  por tudo o que fez por ele, estando deputado estadual pela sexta vez, em especial aos amigos do Vale do Paramirim e adjacências, que hoje representa a sua maior base eleitoral. Nelson ressaltou, que irá dedicar-se para honrar o cargo, colaborando para a continuidade do desenvolvimento da Bahia como um todo, também prometeu se debruçar sobre as demandas da região, para que cada voto confiado seja correspondido.

Agradecendo e elogiando o importante trabalho realizado pelo Jornal O Eco, o deputado afirmou que esse jornalismo sério e independente, representa muito bem a imprensa nesse território. Falando sobre a política no estado declarou que “A separação dos poderes está presente em todas as Constituições do mundo. O respeito à independência do Legislativo significa respeito ao poder. A politização do Judiciário ocupando lugares dos outros dois poderes tem contribuído para a crise política”, Leal afirmou, ainda, que se pode até defender o estado mínimo, mas é preciso, segundo ele, que haja uma “defesa dos que mais precisam”. Para ele, não se deve “demonizar” a política. “A ação política é fundamental”, salientou.

Tanto o salão nobre da Assembleia, como gabinetes e a sala da presidência, estiveram tomados pelas lideranças de todos os cantos da Bahia, que fizeram questão de testemunhar este importante ato de posse dos deputados que por quatro anos estarão representando os diversos setores da sociedade baiana. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças de diversos municípios da nossa região, também marcaram presença. O Eco conversou com alguns, colhendo suas expectativas sobre este novo momento, que traz um filho da região no comando do legislativo baiano.

Veja o vídeo  resumo dos momentos principais desta festa da democracia, que oficializou a eleição e consequente investidura de Nelson Leal no segundo posto do poder, colocando-o como o terceiro na linha de sucessão do Governo da Bahia.