Dentre os novos prefeitos que estrearam em 1º de janeiro, Roberval de Cássia Meira, está entre os que mais se esforçam para modificar uma realidade difícil que foi encontrada no início da gestão. Ele tem realizado um invejável trabalho, corrigindo pontos negativos, antenado com os anseios da população, peregrina por cada setor, departamento, gabinetes tanto em Salvador como Brasília, em busca de oportunidades, recursos que já transformaram a cara da cidade, avançando também em setores importantes na extensa área rural.

Uma nova pesquisa de avaliação do governo municipal foi realizada por iniciativa do jornal O Eco, que buscou medir o índice de aprovação, bem como, detectar pontos positivos e negativos, além de auferir o nível de confiança da população, quanto ao cumprimento das promessas de campanha do atual mandatário de Dom Basílio.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de agosto, utilizando a metodologia de aplicação dos questionários face a face, cujo plano amostral obedeceu aos critérios do Conselho Regional de Estatística, (Amostra estratificada com alocação proporcional), com intervalo de confiança de 95% e erro padrão de 5%. Para o desenho da amostra adotou-se como objetivo principal a estimação da proporção dos eleitores inseridos nas áreas da Zona Urbana e Zona Rural, conforme cadastro nacional de eleitores do TRE/BA, que compõem o Município de Dom Basílio. Como é de interesse obter estimativas dessa proporção em relação aos bairros / lugarejos / povoados, que compõem as áreas de domicílio de cada Zona, será utilizada uma amostragem estratificada ao nível de Zona, com alocação proporcional.

Diante do estado de crise política, moral, financeira e administrativa, pela qual atravessa o país e todos os municípios, ao se analisar o resultado oficial da pesquisa, conclui-se que o prefeito Roberval obteve um elevado nível de aprovação, reflexo da confiança adquirida nesses sete meses de trabalho, diálogo e postura acessível.

O prefeito que demonstrou satisfação com o reconhecimento popular, disse acreditar que esses números alcançados, estão ligados diretamente ao esforço de uma equipe que quer fazer a diferença. “Sinto que a população entende o momento difícil e percebe o nosso esforço, nossa dedicação e compromisso para a construção de uma Dom Basílio cada vez melhor para se viver. Temos desafios gigantes pela frente, como o grave problema de abastecimento de água, porém, esse apoio tem sido importante e será decisivo para juntos vencermos as lutas que se apresentarem”. Resumiu o gestor.