O jovem e atuante prefeito do Município de Rio de Contas, Dr. Cristiano Azevedo, juntamente com toda equipe administrativa, aderiu integralmente ao movimento em prol de reivindicações justas que serão apresentadas hoje na capital baiana. Dr. Cristiano já se encontra em Salvador, participou das reuniões preparatórias, definindo pautas do evento que contará hoje com a participação de mais de 300 prefeitos. A caminhada sairá da sede da UPB até a Assembleia Legislativa, o movimento irá oficializar diversas reivindicações dos gestores tanto para o governo do estado, como para o governo federal.

Dr. Cristiano aproveitou a sua estada, para juntamente com o Deputado Estadual Marquinhos Viana, em audiência com o Secretário de Educação Walter Pinheiro, formalizar a parceria que implanta em Rio de Contas a (UAB) Universidade Aberta do Brasil – Um programa que inclui a instalação da Faculdade que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

De acordo com o Secretário Estadual Walter Pinheiro, o Pólo de Rio de contas também pretende ofertar cursos a profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo da Universidade é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema de educação superior a distância. No polo de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.  O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.

Contente com a nova conquista para a educação em Rio de Contas, Cristiano afirmou que “o Sistema UAB propicia a articulação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria com as universidades públicas e demais organizações interessadas, viabiliza mecanismos alternativos para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade, incentiva o desenvolvimento do município. Desse modo, o novo pólo funcionará como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades”. O Gestor, que esteve acompanhado do Deputado Marquinhos e do vereador Marivaldo, comemorou a importante conquista.

MOVIMENTO PRÓ MUNICÍPIOS

Hoje (26) na Prefeitura de Rio de Contas, não haverá expediente, exceto os serviços básicos e continuados para a população. Faixas e cartazes foram afixados em apoio total às manifestações que acontecerão em Salvador e praticamente em todas as capitais do Brasil, contra as medidas de arrocho, contra as propostas de redução de repasses inclusive a programas sociais para os que mais necessitam do amparo do município. Para o prefeito de Rio de Contas, a postura dos atuais gestores que se engajaram nessa luta, ajuda a fortalecer a resistência. “A administração pública, deve sim estar aqui para ajudar democraticamente na realização do evento, estamos reivindicando apenas o mínimo necessário para que os programas permaneçam, para que os municípios tenham condições dignas de atender as demandas do seu povo. Nascemos politicamente da luta em defesa da liberdade e continuaremos enfrentando todas as adversidades pela melhor qualidade de vida do nosso povo”. Afirmou.

“Participei ontem de reuniões, juntamente com o prefeito de Érico Cardoso Dr. Érico, com os colegas dos diversos cantos da Bahia, comandados pelo presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, organizamos o ‘Movimento Pró-Município. O evento acontecerá durante todo o dia de hoje (26), iremos reunir a maioria dos prefeitos baianos que vão se concentrar na sede da UPB e seguirão em direção a ALBA para discutir duas pautas no âmbito estadual e federal”. Esclareceu Dr. Cristiano.

Entre os assuntos estão o repasse dos royalties do petróleo pelo governo do estado para cidades baianas e o pleito de que a mão de obra utilizada nos programas do governo federal e os terceirizados não sejam computados no índice de pessoal dos municípios. Esta medida já é adotada em outros estados. Em função da crise econômica que assola os municípios, os prefeitos também estão solicitando que o governo federal realize, excepcionalmente, o repasse de mais uma conta do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Comparado ao mês de setembro do ano passado, houve uma queda de quase 40% no Fundo de Participação este ano. É importante mencionar que, na Bahia, cerca de 75% dos municípios vivem exclusivamente do FPM.